Carro movido a ar comprimido em 2016


Peugeot-Citroën promete carro movido a ar comprimido em 2016

Foto: Divulgação


   O grupo PSA Peugeot Citroën apresentou este mês (Janeiro 2013) um novo tipo de carro híbrido. O grupo francês desenvolveu um motor movido a ar comprimido, que permitirá um consumo de 34 km/l, aliado a um motor a gasolina. Segundo a montadora, a tecnologia deve chegar aos veículos do segmento B, como Peugeot 208 e Citroën C3.

   De acordo com a PSA Peugeot-Citroën, o modelo híbrido representará uma economia de cerca de 45% para uso na cidade, em relação aos custos atuais dos modelos citados. O sistema funciona com um tanque de ar de baixa pressão na parte traseira do assoalho - similar a um tanque de gás natural disponível no Brasil atualmente -, que é ligado a um motor hidráulico dianteiro. Um compressor e uma bomba de ar, estimulados pela frenagem regenerativa, enchem o compartimento de ar comprimido.

   Um módulo de armazenamento de energia recupera a energia cinética das frenagens e ativa o sistema de ar comprimido, que pode ser utilizado sozinho em velocidades até 70 km/h, sem consumo de gasolina. Com transmissão automática, o sistema escolhe o modo ideal de acordo com a necessidades do motorista, com cada motor funcionando sozinho ou em conjunto. O objetivo da PSA Peugeot-Citroën é alcançar uma autonomia de 50 km/l em 2020. Segundo o grupo francês, a tecnologia é “acessível” e pode ser utilizada em diversos mercados e segmentos.

    O carro pode ser movido somente por gasolina ou por ar comprimido – ou pela união dos dois, como num híbrido elétrico. Segundo a PSA, a propulsão a ar comprimido é destinada ao uso urbano, funcionando (quando há carga) até os 70 km/h e disponível por 60% a 80% do tempo. A montadora também alega que a tecnologia melhora o consumo de combustível em até 45% em relação aos C3 e 208 convencionais, enquanto a autonomia por ser ampliada em até 90%.

   A PSA estima que os primeiros modelos de produção equipados com essa tecnologia chegarão em 2016.

 Motor convencional está acoplado a uma transmissão epicíclica e a um motor hidráulico alimentado por ar comprimido (Foto: Divulgação)


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